Meio/Ideia: Desaprovação de Lula segue maior que aprovação
Reprovação ainda aparece dois pontos percentuais maior que índice dos que aprovam atual gestão
A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com índice inferior ao da desaprovação. É o que aponta a pesquisa do instituto Meio/Ideia divulgada nesta quarta-feira (8). O levantamento aponta que 46,5% dos entrevistados aprovam a administração federal, enquanto 48,5% desaprovam a gestão.
Na comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio, os números oscilaram dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Na ocasião, a aprovação era de 46,6%, enquanto a desaprovação alcançava 51,4%. Outros 4,9% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.
Além do índice de aprovação, o instituto também perguntou como os brasileiros avaliam o desempenho do governo. Para 41% dos entrevistados, a gestão é considerada “ruim” ou “péssima”. Já 32,5% classificam a administração como “ótima” ou “boa”, enquanto 24,5% a consideram “regular”. Outros 2% não souberam opinar.
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 de julho, com 1.500 entrevistados em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05628/2026 e, segundo o instituto, foi financiada com recursos próprios.
Relacionadas
Lula e Flávio Bolsonaro aparecem em empate técnico no 2º turno, aponta BTG/Nexus
24 ago 2026
Jovem sequestrada e acorrentada pelo ex teve pedido de medidas protetivas negado pela Justiça
24 ago 2026
Mulher é resgatada após cinco dias em cativeiro e ex-marido é preso em Águas Lindas
24 ago 2026
Moraes, Lula e Alcolumbre teria discutido estratégia para enfraquecer André Mendonça
24 ago 2026