InícioNotíciasUruaçu recebe a Rodada de Negócios Cidade Ferrovia promovida pela VALEC

Uruaçu recebe a Rodada de Negócios Cidade Ferrovia promovida pela VALEC

1

Roadshow percorrerá cidades estrategicamente localizadas ao longo da Ferrovia Norte-Sul

Nesta sexta-feira (20), a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. realizou a Rodada de Negócios Cidade Ferrovia em Uruaçu, norte do Estado.
A primeira cidade a sediar o evento de negócios foi Porangatu/GO, na última quarta-feira (18).
Em parceria com a Prefeitura Municipal, a VALEC recebeu representantes da Câmara Municipal, da indústria, comércio, setor logístico e empresários do agronegócio.
O Cidade Ferrovias faz parte do Programa Terminais Inteligentes da estatal, por meio do qual foi reformulado todo o rito de concessão das áreas de terminais pertencentes à VALEC. O objetivo deste roadshow é fomentar o desenvolvimento ferroviário a partir da exploração, pela iniciativa privada, das áreas de terminais próximas à Ferrovia Norte-Sul.
Com a iniciativa, espera-se conectar diferentes players da cadeia produtiva, entre eles: setor produtivo, empresas logísticas, portos, concessionárias ferroviárias, instituições financeiras, entre outros, promovendo um ambiente de negócios nos municípios participantes.
A VALEC é uma empresa pública de capital fechado vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Com 50 anos de mercado, é líder em construção de ferrovias no Brasil.
O propósito da empresa é contribuir para aprimorar a logística no Brasil de forma sustentável, competitiva e integrada, executando seus empreendimentos com efetividade.
A VALEC é responsável pelos principais projetos da infraestrutura ferroviária nacional, interligando as cidades produtivas do País aos pontos de distribuição nas grandes cidades. Todo esse trabalho gera empregos e traz um salto no desenvolvimento do País, agregando consciência ambiental.
Com pouco mais de 40 mil habitantes, Uruaçu tem forte interesse logístico no armazenamento e transporte de graneis, além da vocação agropecuária. Situada na área de influência da Ferrovia Norte-Sul, ferrovia estruturante do País, o município ainda não possui terminais de cargas, mas é considerado um ponto estratégico, tendo em vista que a cidade está localizada no meio do trajeto ferroviário entre os portos de Santos/SP, do Itaqui/MA e do futuro porto sul de Ilhéus/BA.

O evento

Para esta abertura da rodada de negócios ferroviários, a VALEC programou apresentações estratégicas, com o intuito de percorrer os principais pontos do rito de concessão das áreas de terminais, além de abrir espaço para parceiros.


Ao dar início ao encontro, o Superintendente de Prospecção de Negócios, Danilo Miranda, ministrou a 1ª palestra da manhã, com o tema: A VALEC e suas frentes de negócios ferroviários e sua nova forma de atuar no mercado.
A segunda palestra foi ministrada pelo Gerente de Ativos da VALEC, Daniel Klinger, com o tema Áreas VALEC e o novo rito de outorga.
O Secretário Municipal de Planejamento e Recursos Humanos, Jovino Ramos de Menezes Júnior, falou sobre Uruaçu – A cidade, sua economia, infraestrutura e seus diferenciais.
O representante da BAMIN – Bahia Minerações Ltda., Henrique Freitas palestrou sobre a BAMIN, a concessão da FIOL I – Ferrovia de Interligação Oeste-Leste e o futuro porto Sul na Bahia.
O ponto de vista de quem já opera em área de terminal da VALEC foi apresentado pela operadora logística norueguesa Granel Química Odfjell Terminals, representada por seu gerente de Operações de Terminais, Leandro Medina. O tema da apresentação foi o mercado de combustíveis e a importância de um pátio de transbordo na operação ferroviária. Medina destacou a relevância da sinergia com a VALEC e o aprimoramento constante da operação.
Finalizando as apresentações, Lauro Martins, CEO da empresa Ynova Soluções Logísticas, falou aos empresários e produtores locais sobre como a logística ferroviária pode aprimorar os negócios e sobre as operações da Ynova e o case de operação multimodal com ferrovia. A empresa atua na elaboração de estudos de viabilidade multimodal.
Para encerrar o dia da Rodada de Negócios Cidade Ferrovia, os palestrantes responderam às perguntas dos interessados em explorar áreas de terminais da Ferrovia Norte-Sul.

Próximas cidades

A rodada de Negócios Cidade Ferrovias segue na próxima semana para São Simão/GO, seguida por Araguaína/TO no dia 08 de junho e Guaraí no dia 14/06.

Fonte: Ascom/Valec

Fotos: ASCOM/CMU

Por:
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos