spot_img
InícioNotíciasPlano de governo de Caiado prevê novos concursos na área da segurança...

Plano de governo de Caiado prevê novos concursos na área da segurança pública

Objetivo é aumentar o policiamento especializado no interior do Estado, a rede de segurança no Entorno do Distrito Federal e implantar postos operacionais dos bombeiros na Região Metropolitana de Goiânia

A recomposição das forças de segurança pública do Estado segue como parte do plano de governo de Ronaldo Caiado (União Brasil) para a gestão 2023/2026, caso ele saia vitorioso das urnas nas eleições de outubro. O fortalecimento dos quadros da segurança visa possibilitar o aumento do policiamento especializado nas cidades do interior do Estado, da rede de segurança na região do Entorno do Distrito Federal e também a implantação de postos operacionais dos bombeiros na região Metropolitana de Goiânia.

O investimento em pessoal faz parte da estratégia traçada pelo candidato à reeleição para consolidar Goiás como referência nacional no combate à criminalidade. Hoje, o Estado já tem, por exemplo, o terceiro melhor desempenho do país em redução no número de assassinatos, de acordo com informações do Monitor da Violência. O próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, chegou a elogiar Goiás pela contribuição substancial dada para que o País alcançasse números positivos.

“Estamos transformando a segurança pública do Estado. O resultado você já observa na prática. Não é à toa que tivemos a menor taxa de mortes violentas dos últimos dez anos. Como temos feito isso? Investindo em infraestrutura, equipamentos e na valorização dos nossos profissionais”, relata Caiado.

Além de aumentar o número de profissionais das forças de segurança por meio da realização de concursos públicos, o plano de governo Coligação Pra Seguir em Frente propõe investimentos na valorização, no amparo psicológico e na capacitação permanente das corporações.

Caiado quer, por exemplo, aumentar a oferta de cursos de qualificação e de especialização, ampliar os programas de promoção à saúde física e mental; oferecer acesso a mais tecnologia, como as que possibilitam combate mais efetivo aos crimes cibernéticos, entre outras medidas que combatam a criminalidade, ampliem a atuação de inteligência e valorizem os servidores.

Concursos em andamento

Mesmo sendo parte da estratégia para a próxima gestão, a recomposição dos quadros da segurança pública foi iniciada. Neste momento, o governo tem em andamento seis concursos na área de segurança pública que, juntos, oferecem 3.146 vagas com salários que chegam a R$ 23,8 mil. Esses certames objetivam restituir as perdas que os policiais militares e civis, os bombeiros e a polícia técnico-científica acumularam nas últimas décadas, justamente pela falta de novos concursos. 

Só a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), por exemplo, tem déficit superior a 2,1 mil funcionários como efeito de aposentadorias, mortes, pedidos de afastamentos, entre outros. Para mitigar, até a conclusão dos concursos, os efeitos deste cenário, o governo aumentou a hora extra remunerada do policial.

Os novos certames devem ter como alvo a ampliação da atuação da polícia. Um dos focos, por exemplo, será a expansão do Batalhão Rural, que combate à violência no campo. “A criação do Batalhão Rural da PM, logo no início da nossa gestão, trouxe a tão sonhada paz a quem vive no campo. Aquela insegurança acabou, e tudo isso nós devemos às forças policiais que estão escrevendo a nova escola de segurança pública no país”, afirma o governador.

Os novos integrantes das corporações também devem atuar em grupos focais que serão criados em todo o Estado; no futuro serviço especializado em investigação de fraudes em ambiente virtual, em postos operacionais dos bombeiros que serão criados na região metropolitana e ainda no fortalecimento da rede de segurança no Entorno.

Concursos com inscrições abertas

– Soldado Combatente e Cadete: até 08 de setembro

– Soldado Músico e Tenente Oficial (médico e odontólogo): até 08 de setembro

– Delegado de Polícia Substituto: de 20 de setembro a 20 de outubro

– Agente de Polícia, Escrivão e Papiloscopista: de 26 de setembro a 25 de outubro

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com