spot_img
InícioNotíciasPesquisa feita na UFG fica em 1º lugar em concurso internacional que...

Pesquisa feita na UFG fica em 1º lugar em concurso internacional que busca inovações sobre dados da biodiversidade

Trabalho foi desenvolvido no programa de pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sete pesquisadores, sendo quatro brasileiros, um argentino e um inglês participaram.

O pesquisador Bruno Roberto Ribeiro, de 33 anos, desenvolveu uma pesquisa no seu dourado e ganhou em 1º lugar um concurso internacional que busca inovações sobre dados da biodiversidade. O trabalho foi desenvolvido pelo programa de pós-graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Foi uma surpresa muita boa e inesperada, já tentamos no ano anterior e não havíamos conseguido. É um concurso muito concorrido e difícil. Fiquei muito honrado com a premiação”, conta Bruno.

O concurso Ebbe Nielsen Challenge 2022 é realizado pela Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma organização internacional, que tem a sede em Copenhague, na Dinamarca. A organização trabalha com a disponibilização de dados científicos de biodiversidade por meio da internet.

Segundo a UFG, Bruno é o primeiro brasileiro a conquistar o primeiro lugar na competição que é considerada uma das maiores na área de inovações e qualidade de dados abertos de biodiversidade. O prêmio foi de cerca de R$ 40 mil.

Bruno desenvolveu uma ferramenta chamada “Biodiversity Data Cleaning” (BDC) com a ajuda de mais seis pesquisadores, sendo três brasileiros, um argentino e um inglês. O objetivo é corrigir e limpar dados para facilitar a avaliação e ter qualidade nas informações de biodiversidade.

“A ferramenta é fundamental para ter dados limpos e de boa qualidade, e assim tomar decisões ambientais. Por exemplo, avaliar risco de extinção das espécies, definir áreas de preservação e outras”, conta Bruno.

A pesquisa contou com a orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPG-EcoEvol) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rafael Loyola.

Ferramenta

Bruno conta que a ferramenta é um programa de computador voltada para especialistas e interessados na área de ecologia. As funções da ferramenta permitem harmonizar e integrar registros de ocorrência de espécies de diferentes fontes, padronizar a descrição de diferentes grupos (animais, plantas, fungos, etc.), identificar e corrigir problemas nas coordenadas e na data de coleta dos registros.

Além da pesquisa, Bruno descreveu a ferramenta em um artigo que foi publicado em abril deste ano na revista científica inglesa Methods in Ecology and Evolution (MEE) sobre ecologia e evolução da British Ecological Society (BES).

Ele conta que na ferramenta desenvolvida há também tutoriais detalhados que facilitam o entendimento da ferramenta. A equipe já iniciou novas colaborações com a Austrália e Estados Unidos para tornar a ferramenta ainda mais ampla para que possa ser utilizada por mais pessoas.

O pesquisador conta que para proteger uma espécie ameaçada, é identificar essa ameaça e depois desenvolver programas, ações e estratégias para manejar e proteger com o intuito de tirar essa espécie da lista de ameaçadas.

Pesquisa premiada

A pesquisa premiada faz parte da tese de doutorado de Bruno, chamada “Avaliação e síntese do estado de conservação da flora brasileira” defendida no final de agosto de 2021.

Conforme a UFG, a tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes Tese 2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros.

Nela, Bruno explica como desenvolveu e testou ferramentas e metodologia para agilizar o processo de avaliação de risco de extinção de espécies a fim de contribuir para a promoção de programas eficazes de conservação e proteção.

Por Vanessa Chaves, g1 Goiás

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com