InícioNotíciasOperação integrada prende 4 pessoas e apreende mais de uma tonelada de...

Operação integrada prende 4 pessoas e apreende mais de uma tonelada de agrotóxico falsificado

1

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), em operação conjunta com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Ibama e Secretaria de Economia, após o compartilhamento rápido de informações e agindo de forma integrada, prendeu, no dia 17 de agosto, quatro pessoas envolvidas em associação criminosa especializada em subtrações e comercializações de defensivos agrícolas falsos.

Na ocasião, foi apreendida mais de uma tonelada e meia de um produto cuja fabricação, comercialização e uso no Brasil são proibidos por lei. Segundo o delegado Alexandre Bruno, titular da especializada, comumente, tal produto tem sido empregado em lavouras de milho e soja em substituição a defensivos agrícolas genuínos, fato que tem causado prejuízos astronômicos à saúde humana e econômicos a produtores rurais que adquirem a mercadorias achando estar fazendo um bom negócio.

De acordo com a investigação, os presos são articuladores de um grande esquema, trazendo “agrotóxicos“ do Mato Grosso Sul para o estado de Goiás, onde colocam outras embalagens similares às originais. Os levantamentos da Decar sobre esse delito específico já ocorrem há cerca de seis meses e demonstram que o grupo lucrava mais de 500% em cada carregamento trazido para o estado.

No ato da prisão dos envolvidos, foi apreendida também uma camionete VW Amarok, uma VW Saveiro e um caminhão utilizados pelo grupo criminoso. A carga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões de reais. Todos os produtos serão incinerados com o auxílio do Ibama.

Por:
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos