spot_img
InícioNotíciasIris Rezende teve cirurgia bem-sucedida e está intubado em UTI por precaução,...

Iris Rezende teve cirurgia bem-sucedida e está intubado em UTI por precaução, diz médico

Ele teve uma dor de cabeça e procurou um hospital particular da capital, onde está internado. Iris também já foi governador, senador e ministro da Agricultura e da Justiça.

O ex-governador Iris Rezende, de 87 anos, passou por uma cirurgia bem-sucedida para conter um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e está intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por precaução, para evitar novo sangramento caso o político acorde da sedação de forma agitada, conforme explicou o médico Valter Costa, que realizou o procedimento.

O político foi operado no Hospital Neurológico de Goiânia, nesta sexta-feira (6), após dar entrada com dores de cabeça. Segundo o médico, ele chegou sonolento, agitado e confuso, que são sintomas de sangramento no lobo temporal direito.

“Correu tudo bem, o sangramento foi controlado. Ele está bem. Vamos deixar ele intubado porque se ele acordar agora, vai ficar muito agitado. Ele agitado com o cérebro que tirou sangue, pode sangrar de novo. Essa intubação é necessária para deixar o cérebro em repouso. O cérebro fica quietinho”, explicou Valter costa.

Segundo o médico, a tomografia mostrou que ele estava com uma hemorragia enorme no lobo temporal direito e como ele fazia uso de anticoagulantes, a equipe decidiu pela cirurgia de urgência. “Esse sangramento poderia aumentar e ele entrar em coma”, esclareceu Valter Costa.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), estiveram no hospital para acompanhar o procedimento.

Parentes e amigos fizeram uma oração pela saúde de Iris, na porta do hospital, enquanto ele passava pelo procedimento cirúrgico.

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esse tipo de sangramento é responsável por 15% de todos os casos de AVC, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Iris deixou a política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito da capital. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

Carreira

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Ao todo, foram quatro mandatos como prefeito de Goiânia:

  • 1º mandato: 1966 a 1969;
  • 2º mandato: 2005 a 2008;
  • 3º mandato: 2009 a 2010;
  • 4º mandato: 2017 a 2020.

Por Rafael Oliveira, G1 GO

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com