InícioNotíciasEstudantes da UFG lançam satélite durante olimpíada em Goiânia

Estudantes da UFG lançam satélite durante olimpíada em Goiânia

1

Alunos participam da 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites. Projeto pode chegar a 22km de altitude.

Estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) fizeram o lançamento de um satélite durante a Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat), em Goiânia. Imagens mostram os alunos reunidos para fazer o lançamento. Um balão com gás hélio elevou o projeto para o espaço.

O lançamento do projeto foi feito no sábado (17), na área externa do Campus Samambaia. Os estudantes explicam que o satélite busca estudar sobre o espaço e possui uma sonda que pode chegar a 22km de altitude. O estudante Wesley Gueta é um dos organizadores e explica como foi feito o lançamento.

“Usamos um balão de látex preenchido com gás hélio, sem provocar riscos no lançamento ou na queda. É mostrar para os jovens e para as crianças que eles têm a capacidade de desenvolver o próprio satélite”, explicou Wesley.

g1 entrou em contato com a organização do projeto da UFG, por mensagem de texto, às 8h15 desta segunda-feira (19), a fim de saber onde o satélite está ou onde ele caiu, mas não houve resposta até a última atualização desta reportagem.

Duas equipes da UFG estão entre as principais colocadas na 3ª fase da olimpíada, que reúne centenas de instituições do centro-oeste. A estudante de engenharia da computação Natalie Tolentino fala sobre a importância do projeto para a tecnologia.

“É um estudo da anomalia magnética do Atlântico-Sul. Estamos estudando que o campo magnético da terra possui áreas de menor intensidade. No dia a dia não representa riscos, mas provoca falhas em meios eletrônicos”, explicou a estudante.

A Obsat reúne diversos estudantes brasileiros para despertar o interesse por carreiras na área de ciência e tecnologia, principalmente, na prática. Segundo a UFG, a equipe que conquistar o título nacional irá lançar o projeto no espaço. A universidade ainda não informou qual foi a classificação dos estudantes.

Satélite sendo lançado  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Satélite sendo lançado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1

Por:
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos