spot_img
InícioNotíciasEstudante goiana conquista 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Estudante goiana conquista 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Ana Luiza Santana de Castro, de 14 anos, participou pela primeira da prova. Competição reuniu mais de 120 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental do país.

A estudante goiana Ana Luiza Santana de Castro, de 14 anos, conquistou o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Química Júnior, em Goiânia. Ela contou que foi a primeira vez que participou da competição que reúne estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

“Gostei de participar. Achei divertido. Eu não esperava ganhar, fiquei muito feliz e isso mostra o quanto a química é importante. É uma das minhas matérias favoritas. Ir bem em algo que você gosta é demais”, disse Ana.

Ela contou que foram duas etapas online, a primeira prova contou com 20 questões objetivas para mais de 120 mil estudantes. Já a segunda etapa, também teve 20 questões objetivas com mais três discursivas.

“Neste ano, o tema da prova foi voltado para a sustentabilidade em maneiras de como melhorar a relação entre o ser humano e a natureza”, conta a estudante.

Ana Luiza comentou que o gosto pela química surgiu após incentivos dos professores e da escola. “Meus professores são muito legais e sempre falam que mesmo se acharmos alguma matéria difícil já valia participar das olimpíadas, só por experiência”, ressaltou ela.

Aos 10 anos, Ana Luiza também participou do Concurso Canguru de Matemática Brasil e conquistou a medalha de bronze na competição. Além disso, ela levou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática por ter um bom desempenho na prova.

A estudante contou que participar das olimpíadas é uma ótima maneira de abrir portas para o conhecimento e também para as oportunidades de ampliar a visão de mundo a respeito das matérias. Por isso, ela disse que pretende continuar participando das competições.

“A química é essencial e é muito mais do que está nos livros. Aprendi que ela acontece no nosso dia a dia, na prática de como o mundo funciona. Por exemplo, ao fazer comida, o processo de coloração e o cheiro da carne acontecem devido as ações químicas e isso é muito legal de estudar”, conta ela.

Por Vanessa Chaves, g1 Goiás

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com