spot_img
InícioNotíciasCrime ambiental em Uruaçu provocado pela Saneago

Crime ambiental em Uruaçu provocado pela Saneago

Córrego que deságua no Rio Passa Três está recebendo cerca de 120 mil litros de esgoto por hora, há mais de três dias, e pode atingir captação de água

O rompimento de um duto na Avenida Contorno, nas proximidades do Hospital do Centro-Norte, provocou a abertura de uma cratera no asfalto, o que está fazendo com que o esgoto de quase toda cidade seja despejado no Córrego Machombombo, que deságua no Rio Passa Três. A estimativa é de que cerca de 120 mil litros de dejetos estejam escoando livremente, a cada hora, desde a última sexta-feira (1/7).

Os dejetos deveriam ser armazenados em um reservatório de 50 mil litros e depois bombeados para uma estação de tratamento, localizada a 1,7 quilômetro acima, na região sudeste da cidade, após o Jardim Campo Formoso.

Com o rompimento do duto, o bombeamento foi suspenso e o reservatório não suportou o volume de esgoto que continua recebendo. A sobra está sendo jogada diretamente na barranca do Machombombo por meio de um tubo de cerca de 50 cm de diâmetro, que funciona como uma espécie de “ladrão”.

Nessa quarta-feira, 06/07, a Prefeitura Municipal notificou a Saneago e aplicou multa de R$ 9 milhões à empresa, além de exigir que as áreas atingidas sejam completamente recuperadas.

Representantes da Secretaria Municipal de Meio ambiente, a Polícia Técnico-Científica e uma empresa especializada em análise de água já estão em operação no local atingido pelo esgoto despejado pela Saneago no Rio Passa Três, mas a empresa ainda não se manifestou.

O crime ambiental pode prejudicar o abastecimento de água em Uruaçu se o esgoto chegar até a captação de água, e a Prefeitura pode romper o contrato de concessão de 30 anos para que a Saneago continue a explorar o sistema de água e esgoto de Uruaçu.

O Ministério Público tomou ciência da situação nesta data e já está adotando providências para aferição dos fatos e adoção das medidas cabíveis.

Por: Portal da Cidade, com adaptações

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com