spot_img
InícioNotíciasCentro de Triagem e Reciclagem já é realidade em Uruaçu

Centro de Triagem e Reciclagem já é realidade em Uruaçu

O Centro de Triagem e Reciclagem será instalado em uma área de 10 mil m2, localizada a 2km do centro da cidade.

Nessa quarta-feira, 11/08, o prefeito Valmir Pedro participou de solenidade na Câmara Municipal para assinatura da ordem de serviço da construção do Centro de Triagem e Reciclagem de Uruaçu.

O complexo conta com instalações modernas, compostas por recepção, guarita, administração, auditório para reuniões, amplo refeitório, além de vestiários, para proporcionar mais conforto e segurança aos colaboradores.

Será construído também uma central para captação de energia solar, que deixará o projeto mais sustentável, de acordo com as mais rigorosas normas e leis ambientais.

A usina de triagem ficará abrigada em um galpão de 600 m2 e terá capacidade para processar até 50 toneladas de material reciclado diariamente, com geração de até 100 empregos diretos e indiretos.

Também será construído um depósito para armazenamento e comercialização dos produtos.

A luta pelo fim definitivo do lixão e pela instalação de um centro de reciclagem é sonho antigo da população uruaçuense e questão primordial para o prefeito Valmir Pedro, que conta com a parceria do representante do Ministério Público, Dr. Afonso Antônio Gonçalves Filho.

Por conta de fatores contrários à vontade da gestão municipal, o projeto sofreu um atraso considerável na implantação, no entanto, as questões burocráticas estão em ritmo adiantado e em breve a empresa vencedora da licitação dará início às obras.

O promotor de justiça, Dr. Afonso Antônio, fez um breve relato sobre a luta pela implantação do Centro de Triagem e Reciclagem, que já dura cerca de 20 anos. Falou também sobre a importância da preservação do meio ambiente para a nossa e para as futuras gerações.

“Devemos olhar para a gestão dos resíduos sólidos de forma urgente”, alertou o promotor.

Assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Triagem e Reciclagem Municipal

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal acerca da questão dos resíduos sólidos urbanos, 2017/2020, estão:

Assinatura de um termo de ajustamento de conduta junto ao Ministério Público para resolução definitiva da questão do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Uruaçu;

Aquisição de uma área de 10 mil m2, por R$ 300 mil, para a construção do Centro de Triagem e Reciclagem de Uruaçu;

Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, Lei Municipal n° 1979/2018;

Elaboração do projeto de recuperação e fechamento do atual lixão;

Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Recursos Sólidos;

Elaboração do projeto para construção do Centro de Triagem e Reciclagem de Uruaçu;

Elaboração do termo de referência para implantação da coleta seletiva;

Elaboração do termo de referência para construção do aterro sanitário;

A Prefeitura retirará todas as pessoas que trabalham no lixão e organizará uma cooperativa de catadores para que trabalhem no Centro de Triagem e Reciclagem de Uruaçu.

Todas as ações estão sendo desenvolvidas dentro do prazo de execução, de acordo com o termo de ajustamento de conduta, assinado junto ao Ministério Público.

A licitação da obra já foi realizada e a empresa licitante em breve dará início às obras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com