InícioNotíciasÁrea plantada de soja em 2022 é recorde em Goiás

Área plantada de soja em 2022 é recorde em Goiás

1

Produção goiana deverá ser de 14,9 milhões de toneladas em 2022, aumento de 14% em relação à estimativa de 2021. Assim, o estado poderá ser o segundo maior produtor de soja do país.

A estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) para agosto mostra que a área plantada de soja em 2022 deverá ser recorde em Goiás. O aumento na área plantada é de 7,3%, passando de 3,7 milhões de hectares em 2021 e devendo chegar em 4 milhões de hectares neste ano.

Dessa forma, a produção goiana deverá ser de 14,9 milhões de toneladas em 2022, aumento de 14 % em relação à estimativa de 2021, que foi de 13,1 milhões de toneladas.

Com recorde na produção, o estado poderá ser o segundo maior produtor de soja do país, à frente do Paraná, cuja produção caiu 38,6% nessa estimativa de agosto.

O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgado na quinta-feira (8). A estimativa é feita desde 1988. Naquele ano, Goiás plantou 774.480 mil hectares de soja.

Produção de soja em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Produção de soja em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O LSPA fornece informações estatísticas sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio, de forma sistemática, para os principais produtos das lavouras permanentes e temporárias.

De acordo com o IBGE, é uma pesquisa de previsão e acompanhamento das variáveis área, produção e rendimento médio de 25 importantes produtos agrícolas, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, de cada cultura investigada dentro do ano civil corrente e prognóstico da safra subsequente.

Por Rafael Oliveira, g1 Goiás

Por:
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos