spot_img
InícioNotícias2023: Número de venezuelanos no Brasil dispara no 1º trimestre

2023: Número de venezuelanos no Brasil dispara no 1º trimestre

O Brasil ainda é um dos países mais procurados pelos venezuelanos quando o assunto é escapar da crise política, econômica e humanitária que vive o país vizinho. De acordo com dados da Operação Acolhida, da Casa Civil do governo federal, só no primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, cerca de 50 mil venezuelanos, atravessaram a fronteira do país.

O número representa um crescimento de 64,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria são menores desacompanhados, idosos e pessoas debilitadas. A quantidade de refugiados é mais alarmante na cidade de Pacaraima, em Roraima (RR). O estado é a principal porta de acesso da Venezuela para Brasil.

De acordo com informações do UOL, a vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Maceió, Teca Nelma (PSD), esteve na cidade e avaliou a situação como “desesperadora”.

– É uma crise humanitária sem precedentes – notou.

A parlamentar ressaltou, inclusive, que a língua está sendo trocada em razão da grande presença de venezuelanos.

– Os próprios roraimenses já falam um “portunhol” [fusão do português com espanhol, língua nativa da Venezuela] – alertou.

Além disso, o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), afirmou que a população imigrante tem necessitado uma atenção maior em razão do modo em que estão chegando nas estruturas das entidades de apoio.

– As pessoas idosas, com debilidades, estão chegando em maior número do que no período pré-pandemia. É um recorte de maior vulnerabilidade, que requer uma maior atenção, com serviços de atendimento público especial às necessidades dessa população.

A Operação Acolhida foi criada em 2018 pelo governo federal e garante atendimento humanitário aos imigrantes venezuelanos.

Por: Priscilla Brito

DEIXE SEU COMENTÁRIO
spot_imgspot_img

.Artigos Relacionados
Artigos

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com