24/06/2017 17:51

Antônio Faleiros e comitiva visitam obras do Regional

CATEGORIA: saude

Secretário da Saúde de Goiás visita Uruaçu e Porangatu

Governo discute situação da saúde em vários municípios

Uruaçu foi palco de mais uma reunião envolvendo representantes do governo de Goiás e municípios da região norte do estado. O secretário de estado da Saúde Antônio Faleiros esteve mais uma vez em Uruaçu região norte goiano para discutir com representantes de vários municípios os principais problemas que afligem a saúde da população nesta região. Participaram da reunião realizada no auditório do Flamboyant Hotel setor JK na cidade de Uruaçu nesta segunda feira 14/10, às 9h vários prefeitos e secretários de cidades circunvizinhas, vereadores, representantes de classes, médicos enfermeiros e outros interessados nos assuntos em discussão. Após explanação feita pelo secretário Antônio Faleiros, cada representante dos municípios presentes fizeram suas exposições de variados assuntos dentro da área da saúde de cada cidade principalmente os mais solicitados pela população.  O objetivo do governo é ouvir cada região, cada cidade suas necessidades básicas com o intuito de descentralizar os serviços hoje concentrados em Goiânia. Para se ter uma ideia o secretário disse que de Anápolis até Uruaçu não possui nenhuma UTI hospitalar. Isso é muito ruim para a região. Isso é péssimo exclamou! Qualquer paciente de uma das cidades do norte goiano que participaram do encontro como, por exemplo, Campinorte, Nova Iguaçu, Alto Horizonte, Amaralina, Mara Rosa, Hidrolina, São Luiz do Norte, Niquelândia e Colinas do Sul, tem sofrido com a caótica situação da saúde na região que é literalmente voltada para a capital e sul do estado. Não há nenhuma estrutura nestas regiões para atender quem quer que seja em situação de emergência, algum grave acidente, ou enfermidade qualquer. Com os problemas de toda ordem colocados na mesa de discussão o governo com ajuda dos municípios participantes do fórum, poderão chegar a um denominador comum que é concentrar nesta região norte estrutura para suprir as necessidades da população enloco. Antônio Faleiros mostrou disposição do governo em implementar ações no sentido de amenizar os problemas encontrados visando desafogar os grandes centros e principalmente encurtar distancias e o sofrimento de quem precisa de tratamento e tem que ir até capital.

 

 

Antônio Faleiros e comitiva visitam obras do Regional do Norte

Secretário visita Construção do Hospital Regional obra em ritmo acelerado

 

Na passagem por Uruaçu o secretário de estado da Saúde Antônio Faleiros visitou o canteiro de obras do Hospital Regional do Norte goiano acompanhado de várias autoridades politica de Uruaçu e outras cidades. Estavam presentes a visita do secretário a prefeita municipal de Uruaçu Solange Bertulino (PMDB), o prefeito de Alto Horizonte Oildo Silveira Machado, representantes das seguintes cidades: Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás, Mara Rosa, Amaralina e Niquelândia. O secretário concedeu entrevista coletiva à imprensa e disse que o hospital regional deverá ser inaugurado antes do dia 30 de novembro conforme anunciado antes pelo responsável pela empreiteira encarregada da construção. Antônio Faleiros disse que é vontade do governador Marconi Perillo de inaugurar a primeira fase da unidade de saúde antes das eleições do ano que vem. Sobre a questão estrutural, móveis, utensílios, equipamentos e demais apetrechos para montar e equipar o hospital, disse que já está sendo providenciado todo o processo de aquisição de equipamentos e material hospitalar para tal fim.

 

Política:

Perguntado sobre politica, disse que o governador Marconi deverá ser o candidato natural do partido PSDB, e tem 99,9% de apoio dos companheiros, além de ser o único com chances reais de vencer as eleições com tranquilidade.

A reportagem indagou se o secretário era candidato a deputado federal. Disse que faz política por idealismo e não pessoal. Caso seja necessário sair candidato para ajudar no processo sucessório será candidato, mas sair por sair, não será. Especificamente em Uruaçu falou que o Valmir Pedro é muito amigo do governador Marconi Perillo de longa data, é uma excelente pessoa e que terá total apoio do governo caso venha a ser candidato. Sobre dobradinha, Faleiros federal Valmir estadual, disse que é uma boa ideia.

 

Deputado Julho da Retífica diz que alma está lavada com a construção do Hospital

 

Acompanhando a comitiva do secretário de estado da Saúde de Goiás Antônio Faleiros em visita a cidade de Uruaçu, o deputado estadual Julho da retífica disse que sua luta para a concretização do Hospital começou há muito tempo e hoje está feliz com o inicio das obras. Disse que está com a alma lavada por que um dos seus sonhos como deputado estadual representando a região norte seria o inicio das obras, realidade presenciada hoje pela população uruaçuense. Julho da Retífica como é conhecido falou ainda da importância da unidade de saúde na região norte e que a mesma irá beneficiar inclusive boa parte do Maranhão e Mato Grosso, além de Tocantins e Goiás. Apenas em Goiânia e Aparecida existe um hospital com a estrutura que será criada em Uruaçu disse.  Governador Marconi está direcionando todo o esforço possível para que tudo dê certo e ano que vem possamos inaugurar esta tão sonhada obra em nossa região arrematou o parlamentar.  

Vereadora Maria das Neves de Uruaçu solda o verbo sobre o mal atendimento na saúde de Uruaçu

 

Nas discussões sobre a saúde pública na região norte onde todos os presentes opinavam com suas colocações, a vereadora Maria das Neves da Câmara Municipal de Uruaçu soltou o verbo e criticou veementemente a secretaria da Saúde de Uruaçu por ser omissa com os profissionais da saúde e desassistir a população no que se tange ao atendimento. Maria das Neves denunciou ao secretário de estado presente na reunião, que Uruaçu deixa a desejar na área da saúde pública. Criticou atuação dos médicos, disse do descaso e desleixo dos profissionais, reclamou do mal atendimento e da falta de atenção nas consultas com os pacientes. A vereadora que é do (PSB) única mulher na Câmara de Uruaçu deu ainda exemplo em seu depoimento, que uma criança morreu antes de nascer em Uruaçu por causa do descaso dos médicos que não atenderam no tempo correto. Ao contrário, mandou a mesma para Goiânia sem necessidade e a criança passou da hora de nascer. Isso senhor secretário é um absurdo e não podemos aceitar arrematou. Contou ainda nobre um paciente que precisou no final de semana de um médico no CAIS, quando lá chegou o plantonista estava pescando e o paciente ficou sem atendimento.

 

Prefeita Solange Bertulino está fazendo todo esforço possível da parte da prefeitura para facilitar o Hospital de Urgências do Norte

Por diversas vezes em reuniões na cidade de Uruaçu a chefe do executivo municipal tem dado total respaldo as ações desenvolvidas pelo governo do estado no sentido de facilitar tudo aquilo quer for necessário da parte da prefeitura municipal para viabilizar as obras do complexo do futuro Hospital de Urgências de Uruaçu (HU). Em suas explanações nas reuniões com a presença do secretário estadual da Saúde de Goiás Antônio Faleiros, a prefeitura de Uruaçu não está medindo esforços para cumprir na íntegra a participação do município nos trâmites burocráticos que acompanham a obra.  Animada com o início das obras que segundo o governo de Goiás será inaugurada ano que vem, Solange diz em seu discurso que todo o Norte Goiano irá ganhar com a instalação de o maior complexo hospitalar da região no perímetro urbano de Uruaçu. A cidade de Uruaçu pela sua localização estratégica será a capital da saúde do Norte Goiano com a chegada do tão sonhado hospital. A prefeita de Uruaçu ainda tem liderado movimento para a criação de um consórcio integrado de municípios da região para o arrendamento do Hospital Santana constituído de UTIS, até que a obra do regional fique pronta e entre em funcionamento. Segundo a chefe do executivo uruaçuense, a região não suporta mais o sofrimento de percorrer 300 quilômetros ou mais dependendo da cidade para ir até Goiânia levar os seus pacientes. Isso não está suportando mais ressalta. Há negociação entre nove municípios do Norte liderado por Uruaçu para arrendar o Hospital Santana através do Instituto Pedro Ludovico de Goiânia que propôs a criação do consórcio visando facilitar a vida da população. O projeto está em andamento e tudo indica que vai dar certo confirma a prefeita.

 

Secretário Antônio Faleiros vai mandar equipe técnica do Governo para avaliar estrutura do Hospital Santana para se possível montar UTIS.(Unidade de terapia intensiva)

Na reunião ocorrida nesta segunda feira no Flamboyant Hotel em Uruaçu as 09h da manhã, os municípios participantes cerca de nove, solicitaram ao secretário Faleiros uma avaliação técnica no Hospital Santana para averiguar a possibilidade de implantação de UTIS e outros módulos hospitalares caso seja arrendado pelo consórcio prestes a ser criado com este fim.  O secretário comprometeu que em duas semanas equipe do governo de Goiás estará visitando o hospital Santana para levantar as questões em lide solicitadas pelos municípios envolvidos na questão com o objetivo de arrendamento da unidade hospitalar pelo Instituto Pedro Ludovico em parceria com as cidades da região.  Segundo Antônio Faleiros, se o levantamento no Hospital Santana for favorável às mudanças exigidas pela vigilância sanitária e não confrontar com a inauguração do Hospital regional de Urgência de Uruaçu, será autorizado a promover as mudanças depois é lógico de tudo negociado com ambas as partes, governo, município, hospital Santana e Instituto.  A preocupação do governo é que o tempo não seja suficiente para a execução das mudanças em função de o Regional ficar pronto quase ao mesmo tempo da realização das edificações que deverão ser feitas no Santana. Na verdade, os municípios não estão acreditando na inauguração do hospital de Urgências de Uruaçu ainda no ano que vêm, eles acham o tempo muito curto apesar de o governo afirma que até 30 de novembro a obra será inaugurada. Por essa razão, há essa ânsia de promover o arrendamento do hospital Santana com o objetivo de servir os municípios até que o regional Fique pronto.

 

PUBLICIDADE