26/04/2018 22:07

Reuder Moreira é o candidato de consenso do grupo da prefeita de Uruaçu

CATEGORIA: politica

Afirmação é do suplente de deputado estadual Valmir Pedro

.

Após vários meses de reunião na cidade de Uruaçu por parte de políticos interessados em lançar apenas um nome para ser candidato a deputado estadual em um entendimento suprapartidário, depois de ouvir os pré-candidatos a princípio das conversações, que foram: Professor Horbylon, Evísio Silva, Jairo Balbino, Professor Francisco, Juarez Lourindo e Valmir Pedro, esse último não participou de nenhuma reunião e dizia que era candidato irreversível a pedido do governador Marconi Perillo. Foram realizadas várias reuniões nesse sentido de unificar as forças políticas da cidade com um só objetivo; tentar lançar apenas um nome para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás pelo município de Uruaçu em função das dificuldades que a cidade tem por não ter um representante no poder legislativo estadual, e disponibilizar no Registro do cartório eleitoral mais de 26 mil eleitores. Esses eleitores dariam para eleger um deputado estadual e ainda sobrariam votos dependendo da coligação do candidato. Há vários anos, cerca de 30 ou mais, Uruaçu fez um deputado de Uruaçu, tratava de Manoel de Oliveira Motta, diga-se de passagem, que ele é novamente candidato a deputado estadual, morando hoje em Senador Canedo. Em todas as reuniões visando à fusão das forças políticas nesse sentido de apenas um candidato, apenas na última realizada nesta sexta-feira, 27/06, foram que chegaram a um denominador comum. Desse pré-candidato, foi escolhido um nome de consenso na penúltima reunião realizada na prefeitura municipal comandada pela prefeita de Uruaçu Solange Bertulino (PMDB), tratava-se do odontólogo e agropecuarista Juarez Fernandes Lourindo que é do partido do PTB. Todos abriram mão para apoiar Dr. Juarez, inclusive com apoio da prefeita segundo o próprio nos informou. Ao consultar seu advogado por questões de registro de candidatura, notou-se que em função do cargo que o mesmo exerce no estado como diretor da regional de Saúde de Uruaçu, ele não tinha condições de registrar sua candidatura, ficando impossibilitado de ser candidato. Voltava novamente a se reunir o grupo que almejava lançar apenas um nome, e foi esclarecida a situação do então pré-candidato que seria impossível sua postulação, escolhendo o nome do jovem empresário Reuder Moreira do grupo Só Colchões que também obteve o apoio de todos os demais pré-candidatos com exceção de Valmir Pedro. Depois de muito corre, corre, ficou assim definido que Reuder Moreira do PRTB será o candidato do grupo da prefeita de Uruaçu para a Assembleia Legislativa de Goiás. O partido do então pré-candidato que concedeu entrevista da radio Uruaçu FM, após a reunião que definiu o seu nome, é coligado com o pré-candidato a governador Íris Rezende que tem na aliança estadual o DEM do pré-candidato a senador Ronaldo Caiado.

 

Grupo do governador Marconi

 

Em função do lançamento e oficialmente ainda não foi definido, por que a convenção é dia 30/06, nesta segunda-feira, do pré-candidato Reuder Moreira, o grupo ligado ao governador Marconi Perillo liderado pelo suplente de deputado estadual Valmir Pedro, pelo ex-prefeito de Uruaçu Lourenço Pereira Filho e o ex-vereador e presidente da Câmara Francisco Carlos de Carvalho (Chiquinho), irão apoiar candidatos de outros municípios. Segundo eles, o pré-candidato ora lançado, não é o candidato de Uruaçu e sim o candidato do grupo da prefeita Solange, do grupo de Íris Rezende e não um candidato suprapartidário fez um grupo ligado à prefeita e não a uma comissão suprapartidária. Nós não vamos apoiá-lo, por que é ligado ao candidato Íris Rezende, vai pedir votos para ele, é da coligação dele, que consenso foi esse? Consenso só de um lado? Indaga Valmir Pedro.  Valmir Pedro disse que fechou o seu apoio ao deputado federal e agora pré-candidato a deputado estadual Carlos Leréia que é do PSDB.

O ex-prefeito de Uruaçu Lourencinho disse que demorou muito a definição do único candidato como queria a prefeita e outros líderes, e quando saiu, esse candidato é o único do grupo da prefeitura e não do povo de Uruaçu. O Ex-prefeito Lourencinho vai apoiar Zé Antônio, vice-prefeito de Itumbiara, sobrinho do ex-prefeito Zé Gomes. Zé Antônio é candidato a deputado estadual. Lourencinho vai apoiar para federal Jovair Arantes.  

Já o ex-vereador Chiquinho anda está nas conservações. Não sabe se apoio Júlio da Retífica ou Lereia. Já reuniu com Júlio da Retífica que é candidato a reeleição, e é da vizinha cidade de Porangatu. Nesta segunda-feira, tem uma reunião marcada com Valmir Pedro a pedido de Lereia, para ter uma conversa pé de ouvido com o ex-vereador. Sobre a pré-candidatura do Reuder Moreira da Só colchões, disse que não acompanhará o PMDB, e vai de Marconi, com um candidato que esteja aliado com o governador. Chiquinho ainda não definiu quem irá poiar também para deputado federal, já conversou com alguns pré-candidatos, mas segundo ele, a definição de todas essas conversas vai definiu só semana que vem depois das convenções dia 30.

PUBLICIDADE