18/12/2018 16:54

Fortiori: Marconi lidera com 59,3% de votos válidos

CATEGORIA: politica

Pesquisa Fortiori divulgada pelo Diário da Manhã mostra que o governador está 18,6 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que tem 40,7% dos votos válidos; comparação com os resultados de 5 de outubro indica que Marconi herdou a maioria dos votos dos candidatos derrotados no primeiro turno; assim, o resultado da primeira pesquisa Fortiori neste 2º turno mostra que o governador incorporou 13,44 pontos percentuais ao seu saldo de votos no primeiro turno, diante de 12,3 obtidos por Iris – o peemedebista terminou o primeiro turno com 28,4% dos votos válidos

 

Diário da Manhã (Carlos Freitas) - O governador Marconi Perillo lidera a disputa de segundo turno para o Palácio das Esmeraldas com 59,3% dos votos válidos, mostra a primeira rodada da pesquisa Fortiori sobre a segunda fase da disputa, realizada entre os dias 8 e 11 de outubro. O governador está 18,6 pontos percentuais à frente do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que tem 40,7% dos votos válidos.

A comparação com os resultados de 5 de outubro mostra que Marconi herdou a maioria dos votos dos candidatos derrotados no primeiro turno.

Assim, o resultado da primeira pesquisa Fortiori mostra que o governador incorporou 13,44 pontos percentuais ao seu saldo de votos no primeiro turno, diante de 12,3 obtidos por Iris – o peemedebista terminou o primeiro turno com 28,4% dos votos válidos.

Em votos totais, o governador tem 52% das intenções de votos, diante de 36% obtidos por Iris. Os eleitores indecisos somam 5% e 7% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto para governador. O Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, o resultado é semelhante ao da estimulada. Quando indicam livremente o candidato de sua preferência, 48% dos eleitores dizem que votarão em Marconi e 32%, em Iris. Os eleitores indecisos somam 13% na espontânea e 7% afirmam que votarão em branco ou anularão o voto.

A absoluta maioria dos eleitores diz que Marconi vencerá as eleições, mostra o levantamento. Para 74%, o tucano sairá vitorioso das urnas em 26 de outubro, enquanto 20% acreditam que Iris vencerá a corrida eleitoral. Os outros 6% disseram não saber avaliar ou não responderam à pergunta.

O Fortiori também mediu a cristalização do voto, perguntando aos eleitores entrevistados se eles têm intenção ou não de rever a escolha de seu candidato a governador. Conforme os resultados, 90% dos eleitores dizem que manterão o voto, enquanto apenas 9% afirmam que podem rever a opção por um dos dois candidatos; 1% não soube responder ou não respondeu à pergunta.

Aécio lidera com 61,9%

O senador Aécio Neves (PSDB) lidera a disputa presidencial na preferência do eleitorado goiano com 61,9% dos votos válidos, mostra a primeira rodada da pesquisa Fortiori sobre a disputa de segundo turno, realizada entre os dias 8 e 11 de outubro. O tucano está 23,8 pontos percentuais à frente da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, que aparece com 38,1% dos votos válidos.

Na comparação com o primeiro turno, os índices da pesquisa mostram que Aécio incorporou 20,35 pontos percentuais ao seu resultado eleitoral. O tucano encerrou a disputa na liderança, com 41,55% dos votos válidos.

Dilma, por sua vez, avançou 6 pontos percentuais ao seu resultado.

Em votos totais, Aécio aparece com 57% das intenções, diante de 35% de Dilma. Os eleitores indecisos somam 4% dos entrevistados e os outros 4% disseram que votarão em branco ou anularão o voto para presidente no pleito do dia 26 de outubro.

A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o Fortiori entrevistou 1.000 eleitores em todas as regiões do Estado. O intervalo de confiança é de 95%, ou seja, de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, em 95 delas o resultado seria o mesmo.

Metodologia

Universo: eleitores residentes e domiciliados no Estado de Goiás

Tamanho da amostra: 1.000 entrevistas Intervalo de confiança: 95%

Margem de erro: 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Coleta de dados: 8 a 11 de outubro.  Registros na Justiça Eleitoral: TRE-GO 00188/2014 e TSE 01089/2014, ambas registradas em 9 de outubro de 2014.

 

 

PUBLICIDADE