A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Jornal Diário Popular - Eleições 2014 em Uruaçu Lourencinho foi o grande vitorioso

16/07/2018 09:51

Eleições 2014 em Uruaçu Lourencinho foi o grande vitorioso

CATEGORIA: politica

Vitória expressiva dos candidatos do  ex-prefeito de Uruaçu Lourencinho nestas eleições mostra insatisfação popular com a atual administração do PMDB de Solange.

 

Encerrado o primeiro turno das eleições de 2014 no estado de Goiás, em Uruaçu, o ex-prefeito Lourenço Filho (Lourencinho-PP), unido ao seu grupo político conseguiu ser o grande vitorioso nestas eleições no município.

 Apoiando o candidato a governador Marconi Perillo (PSDB), o candidato ao senado Vilmar Rocha (PSD), o deputado federal Jovair Arantes (PTB) e o candidato a deputado estadual Zé Antônio (PTB), Lourencinho deu a volta por cima e é o grande vencedor neste aguerrido jogo político em Uruaçu.

O governador Marconi Perillo esmagou o seu principal adversário Íris Rezende. Marconi obteve 11.881 votos contra 4.296 de Íris Rezende. Na Câmara Federal o seu candidato Jovair Arantes recebeu 2.550 votos, sendo o mais votado, demostrando nitidamente a força política do ex-prefeito que concorreu com vários outros candidatos a deputado federal de grupos políticos adversários, que foram derrotados nas urnas nestas eleições. Jovair Arantes foi o mais votado para a Câmara Federal em Uruaçu.

Já para deputado estadual, Lourencinho foi trazer um moço jovem da cidade de Itumbiara, sul do estado, foi vereador, é atualmente o vice-prefeito e primo do ex-prefeito de Itumbiara Zé Gomes, padrinho político do ex-prefeito de Uruaçu e que lançou Zé Antonio na vida política, com  alcunha de “O novo Zé”. Zé Antonio foi o mais votado em Uruaçu recebendo nas urnas 3.453 votos. Mais uma vitória do ex-prefeito de Uruaçu Lourenço Filho que jogou todo o seu prestígio político nestas eleições, enfrentando além de outras alas políticas do mesmo grupo do governador Marconi, três candidatos da cidade de Uruaçu.

Dentre os três candidatos a deputados estaduais, Professor Francisco, hoje vice-prefeito da cidade, Valmi Zorão, vereador e Professor Horbylon suplente de vereador, todos os três da ala política do grupo da prefeita Solange Bertulino (PMDB), professor Francisco foi o mais votado, obtendo 2.176 votos. Valmy Zorão conseguiu 1.472 votos em Uruaçu. Professor Horbylon, os votos não foram divulgados pelo T.R.E. (Tribunal Regional Eleitoral). Há informações que ele obteve pouco mais de 200 votos. O motivo dos votos não serem divulgados pela justiça eleitoral, segundo informações de aliados do candidato foi à substituição do nome dele pelo partido para atender exigência da legislação que exigia 30% na chapa do sexo feminino.

 

Horbylon não afirmou está informação. Os candidatos a deputados federais apoiados por Valmi Zorão, Rubens Otoni recebeu 599 votos, Mauro Rubem 441 votos e Olavo Noleto 118 votos. Todos pela esfera federal.

 

Valmir Pedro foi o mais derrotado

Politicamente falando, o suplente de deputado estadual pelo PSDB, Valmir Pedro sai destas eleições enfraquecido devido ao desempenho de seus candidatos. Thiago Peixoto candidato a deputado federal ficou em segundo lugar com 2.323 votos. Carlos Lereia candidato a deputado estadual obteve 1.424 votos ficou em quarto lugar em Uruaçu.

Com este novo espelho político em Uruaçu, Lourenço Filho (Lourencinho), passa automaticamente a ser o novo representante do governo Marconi Perillo caso o governador venha a vencer as eleições no próximo dia 26 de outubro.

Nas cidades politicamente falando, o candidato a deputado estadual mais votado, no caso específico de Uruaçu que foi o Zé Antonio, apoiado pelo ex-prefeito Lourencinho, é que administra as ações do governo. Geralmente, todos os assuntos relacionados ao governo estadual, são repassados ao líder político da ala governista da cidade, neste caso, o Lourencinho, caso o governador Marconi seja reeleito, o ex-prefeito será o responsável pelas obras, os programas sociais, os cargos políticos, enfim, as ações do governo tucano em Uruaçu a partir do ao que vem.

 

Chiquinho também ficou ruim na fita

 

Francisco Carlos de Carvalho (PR), conhecido como Chiquinho, que já foi vereador, presidente da Câmara, é atualmente é suplente de deputado estadual, apoiou o deputado estadual e candidato a reeleição Júlio da Retífica(PSDB) e Magda Moffato(PR) para deputada federal.  Chiquinho conseguiu dar ao candidato de Porangatu 492 votos, bem abaixo da expectativa e a candidata à Câmara Federal Magda Moffato obteve 943 votos.

 

Grupo do Sindicato Rural de Uruaçu correspondeu às expectativas

 

O grupo do Sindicato Rural de Uruaçu liderado pelo presidente da instituição Heder Ribeiro, Ozires Ribeiro, Beto Ribeiro, Gilbran Alves, Édson Negão, Colega e outros líderes, apoiaram para deputado estadual o mesmo candidato do ex-prefeito Lourencinho Zé Antônio. Com isso, todos ficaram satisfeitos com a votação do Zé Antônio da cidade de Uruaçu. A dobradinha política em Uruaçu foi com José Mário Schreiner candidato a deputado federal. Zé Mário apesar de não ganhar as eleições foi bem votado em Uruaçu, foram 1.476 votos.

 

Ex-vereador Albert Sabin poucos votos

Ex-presidente da Câmara Dr. Albert Sabin Alves de Oliveira conseguiu 202 votos ao seu federal e 96 votos à sua candidata a deputado estadual. Dr. Albert Sabin apoiou Giusepp Vecci(PSDB) federal e Eliane Pinheiro(PMN)

 

Grupo Só Colchões (Célio, Cocotinha e outros)

 

O grupo Só Colchões como é comentado nos bastidores da política uruaçuense, apoiou a candidatura do Professor Horbylon e do candidato a deputado federal Paulo do Vale. Foram 522 votos para o federal, já para o estadual os votos não foram divulgados.

 

Gilton Pontes (Gury) apoiou Lincoln Tejota(PSD) que teve 363 votos

Não é político, mas nestas eleições decidiu apoiar o candidato a deputado estadual Lincoln Tejota(PSD). A dobradinha foi com Jovair Arantes(PTB). Gilton Pontes e sua equipe conseguiram boa votação ao Lincoln Tejota  em Uruaçu. Foram 363 votos.

 

 

Juarez Lourindo diretor da regional de saúde

De última hora colocou um carro de som na rua pedindo votos para Jovair Arantes e Henrique Arantes todos do PTB, o pai federal e o filho estadual. Henrique Arantes obteve via doutor Juarez em Uruaçu 46 votos.

 

Vereadores: Maria das Neves, Paulinho da Ambulância e Elói Santos.

Esse grupo político apoiou para federal o candidato Marcos Abrão (PPS). O estadual foi Zé Antonio. A votação dos três vereadores correspondeu às expectativas. Foram 883 votos para Marcos Abrão e consequentemente o Zé Antonio também deve ter recebido esses votos dessa ala política. Esse grupo é o mesmo do ex-prefeito Lourencinho que apoiou o candidato Zé Antônio que foi o mais votado em Uruaçu. 3.453 votos.

 

Grupo político da prefeita de Uruaçu enfraquecido

 

Muito mal o desempenho político da prefeita de Uruaçu Solange Bertulino (PMDB), nestas eleições com os seus candidatos. Eles tiveram baixa votação no município de Uruaçu. Pedro Chaves (PMDB) candidato a deputado federal ficou na terceira posição com 2.308 votos já o candidato a deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) obteve 1.301 votos. O candidato a prefeito Íris Rezende apoiado pela prefeita Solange obteve 4.296, contra 11.881 de seu principal rival, Marconi Perillo.

 

 

Emerson Vaz(PSDC) candidato a deputado federal de Uruaçu, os votos não apareceram.

Deve ter ocorrido algum problema com os votos do candidato a deputado federal por Uruaçu Emerson Vaz. A redação não conseguiu detectar os votos do candidato. Em nossas ligações, o mesmo não atendeu.

 

Qual será a posição do senador eleito Ronaldo Caiado?

Uma pergunta que já começa a ser feita nos bastidores políticos nesta reta inicial de segundo turno. De que lado vai ficar o senador eleito Ronaldo Caiado? Nas conversações para firmar acordos neste segundo turno, o candidato derrotado do PT Antônio Gomide impôs uma condição para apoiar Íris Rezende no segundo turno. Quer o apoio do peemedebista para a reeleição da candidata Dilma. Caiado é senador eleito na chapa de Íris, brigado com Dilma. E agora? Qual será a posição do líder ruralista para esta questão caso seja feita a aliança PMDB/PT, no segundo turno? É Aguardar para ver.

 

 

 

PUBLICIDADE