A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Jornal Diário Popular - Serra da Mesa seco

16/07/2018 09:48

Serra da Mesa seco

CATEGORIA: meio-ambiente

O Lago de Serra da Mesa, no norte de Goiás, registrou um dos níveis mais baixos dos últimos dez anos, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena a geração de transmissão de energia. O volume do reservatório, registrado na última sexta-feira (22), conforme boletim do órgão é de 17,63%.

Também conforme dados da ONS, outros meses com baixo nível de água no local foram novembro de 2015, quando o volume registrado no Lago foi de 15%, e em dezembro do mesmo ano, quando a porcentagem caiu para 12%.

Donos de pousadas, restaurantes e pescadores relatam que a baixa no nível da água causa prejuízos para o desenvolvimento da região. A comerciante Layane Almeida, dona de um restaurante próximo ao Lago relata que o movimento está diminuindo com o tempo. “O turista daqui sumiu. Estamos com uma queda de 80% no turismo, e uma queda de faturamento do restaurante de 70%”, comentou.

A gerente de uma pousada da região, Ivonete Silva, também reclama que está com os quartos vazios nesta época do ano, o que não acontecia. “Nós fizemos um investimento muito alto e estamos passando por dificuldades aqui. Isso deixa a gente um pouco triste”, lamentou.

Uma loja de artigos de pesca do local também relata que o número de clientes caiu quase pela metade se comparada ao mesmo período de 2015. “Eu me preparei, mas não foi o resultado que a gente esperava”, relatou o comerciante Iron Júnior.

Os pescadores da região também reclamam que o baixo volume de água tem prejudicado a atividade na região. Um dos trabalhadores contou que não tem outra fonte de renda além da venda do pescado, por isso têm sentido o prejuízo.

PUBLICIDADE