A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Jornal Diário Popular - Reviravolta na política de Uruaçu Zorão é candidato

23/05/2018 01:51

Reviravolta na política de Uruaçu Zorão é candidato

CATEGORIA: politica

VALMI MATEUS FONSECA É O CANDIDATO DO PT EM URUAÇU

 

Em reunião realizada no gabinete da prefeita municipal de Uruaçu Solange Bertulino do PMDB, com os pré-candidatos a deputado estadual da cidade, exceção do pré-candidato Valmir Pedro (PSDB), e Divino Galvão (PSD), e com a participação do médico odontólogo Dr. Juarez Fernandes Lourindo que já participou de outras reuniões anteriores, porém sempre disse que só seria candidato se fosse por consenso de todos, consolidando a candidatura única para deputado estadual no município de Uruaçu, caso isso fosse possível colocaria o seu nome a disposição dos companheiros.

Na última reunião ocorrida nesta terça-feira 24/06, segundo Dr. Juarez, todos os pré-candidatos abriram mão a seu favor com exceção de Valmir Pedro que não participou da mesma bem como Divino Galvão, mas disse por telefone que se a prefeita e os demais pré-candidatos abrissem mão, sua posição poderia ser mudada depois de uma conversa com o governador Marconi Perillo (PSDB). Após a reunião ficou definido que o médico odontólogo doutor Juarez poderia ser o candidato a deputado estadual.

Dr. Juarez é da base aliado do governador Marconi Perillo, e pertence ao partido do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), cujo presidente regional em Goiás é o deputado federal Jovahir Arantes que já adiantou que o nome do doutor Juarez tem seu total apoio e iria conversar com o governador Marconi Perillo sobre o assunto.

Presidente da rádio Uruaçu FM, diretor da regional de saúde de Uruaçu, agropecuarista, criador de boi nelore PO e POI, membro do sindicato rural de Uruaçu, doutor Juarez já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Uruaçu na gestão do ex-prefeito Dr. Edmundo Fernandes de Carvalho de 1996 a 2000. Foi também candidato a deputado estadual em 1998 não obtendo êxito.

É um nome novo nestas eleições, mas experiente devido ao seu currículo político. É amigo do deputado federal Jovair Arantes o qual sempre apoiou na cidade de Uruaçu e é um nome capaz de aglutinar a união das forças politicas este ano para ser candidato único a deputado estadual inclusive com o apoio da prefeita da cidade que é do PMDB, mas abriu mão de seus pares para apoiá-lo, caso seja o seu nome, o único a pleitear o cargo.

Com o objetivo de Uruaçu ter um parlamentar na assembleia legislativa de Goiás, uma das saídas é exatamente esta, lançar apenas um nome, procurando não desfalecer os votos para outros candidatos, ou dividir os votos do município, e não alcançando a meta de Uruaçu mais uma vez não fazer um representante. A pedra no sapato era Valmir Pedro ser convencido de desistir de ser candidato e abraçar também a bandeira de doutor Juarez, uma árdua tarefa que já estava sendo trabalhada pelo pré-candidato Dr. Juarez junto ao suplente de deputado Valmir e junto ao governador Marconi através de seu padrinho político deputado federal Jovair Arantes.

Segundo doutor Juarez Lourindo, após a reunião desta terça-feira, ligou para o Valmir Pedro para discutir a questão, e teve a afirmação de que se realmente a prefeita fosse à imprensa, (rádio), e dissesse à população que estará apoiando Dr. Juarez, ele, Valmir Pedro também deixará de ser candidato para apoiá-lo.  Faltando apenas cinco dias para a convenção do PSDB, e dia 30 do PTB, ainda restavam esperanças de Uruaçu ter apenas um nome para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás. Depois de ter o seu nome aprovado na reunião ocorrida no gabinete da prefeita municipal de Uruaçu com a presença de todos os pré-candidatos, doutor Juarez foi consultar sua vida no cartório eleitoral.

Em função do cargo que ocupa na regional de saúde de Uruaçu não pode ser candidato. Ele deveria ter desincompatibilizado quatro meses antes do dia do pleito. Mais uma vez, o grupo pré-candidatura única volta e se reunir outra vez no gabinete da prefeita Solange para então definir de vez quem seria o candidato. Na reunião, foi escolhido o nome do Reuder da Só Colchões que é do partido PRTB e da coligação Íris Rezende. Anoiteceu e amanheceu, descobriu-se que Divino Galvão servidor do legislativo municipal iria registrar sua candidatura pelo PSD, partido do deputado federal Vilmar Rocha que é candidato a senador na chapa do Governador Marconi.

Com esta decisão do Galvão, Uruaçu já passaria a contar com duas candidaturas. Amanheceu de novo, surge o PT de Jairo Balbino que era um pré-candidato, participou da reunião e fechou ao consenso o nome de Reuder, o diretório estadual ao saber da notícia que Jairo não era mais candidato, ligou para o presidente Valmi Mateus Fonseca (Zorão), e exigiu que o partido lançasse candidato em Uruaçu para fazer base ao candidato a governador Antônio Gomide.

Zorão se reunião com os membros da executivo do partido em Uruaçu explicando a situação, conversou com Jairo Balbino que disse não sair mais candidato por que havia feito compromisso na reunião de consenso. Após afirmar que não seria mesmo candidato, Jairo deixou a vaga para outro pretendente. Foi aí que o presidente da sigla em Uruaçu Valmi Mateus Fonseca (Zorão resolver colocar o seu nome para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás). Nesta terça-feira, 02/07, o fato será comunicado a prefeita municipal de Uruaçu Solange Bertulino. Agora já são três candidatos em Uruaçu, caindo por terra a tão sonhada candidatura única para a questão do legislativo estadual.

PUBLICIDADE