A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Only variable references should be returned by reference

Filename: core/Common.php

Line Number: 257

Jornal Diário Popular - Marconi lidera em todos os cenários

25/09/2018 17:37

Marconi lidera em todos os cenários

CATEGORIA: politica

O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a corrida eleitoral para o governo de Goiás em todos os possíveis cenários. Seus índices de intenção variam de 36% a 41%, o que lhe dá a dianteira em relação a todos os outros adversários. Ele também aparece na frente na pesquisa espontânea. É o que aferiu a pesquisa pelo Instituto Fortiori, contratada pela Rede Sucesso de Rádio e Televisão Ltda.

É a primeira pesquisa que se realiza em Goiás desde a obrigatoriedade, de acordo com a Legislação Eleitoral, de se divulgar levantamento de intenção de votos, de registro junto à Justiça Eleitoral.

A pesquisa Fortiori foi realizada entre os dias 18 e 24 de janeiro e ouviu mil pessoas numa amostra representativa de todo o Estado. Para um intervalo de confiança de 95%, a margem de erro máxima da pesquisa é de 3,1%. A pesquisa foi contratada pela Rede Sucesso de Rádio e Televisão Ltda e está registrada no TRE-GO sob o número GO-00001/2014 e no TSE com o número BR-00009/2014. A data do registro da pesquisa é dia 27 de janeiro de 2014.

CENÁRIOS

No primeiro cenário, Marconi lidera com 41% das intenções de voto, contra 22% de Vanderlan Cardoso (PSB) e 16% de Júnior Friboi (PMDB). Nessa simulação, 8% dos eleitores goianos dizem ainda indecisos e outros 14% afirmam querer votar em branco ou nulo.

O cenário número dois inclui também como candidato o nome do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT). Com a entrada de Gomide no páreo, Marconi lidera com 39% das intenções de voto, seguido por Vanderlan com 20%, Friboi com 13% e Gomide aparece em último com 9% das intenções de voto. Nesse cenário, 8% se dizem indecisos e 11% que pretendem votar em branco ou anular o voto.

O último cenário pesquisado, considerado hoje o menos provável para a eleição, troca o possível candidato do PMDB. Sai Júnior Friboi e entra Iris Rezende. Mesmo com essa mudança, Marconi mantém a liderança com 36% das intenções de voto contra 32% de Iris Rezende e 16% de Vanderlan Cardoso. Com essa configuração, 6% se dizem indecisos e 10% que votariam em branco ou nulo.

 

 

POR REGIÕES

Na estratificação por regiões, o governador encontra maiores dificuldades na Capital, onde obtém índices que variam de 26% a 29%. Na Região Sul Marconi chega a 52% em um dos cenários. Vanderlan tem seu melhor desempenho na Região Central, onde se localiza a cidade de Senador Canedo, onde ele foi prefeito por dois mandatos. O mesmo ocorre com Gomide, quando seu nome é colocado na disputa, já que Anápolis, onde é prefeito, também compõe essa região.

Já o pré-candidato do PMDB, Junior Friboi, obtém seus melhores desempenhos nas regiões Norte e Sudoeste do Estado. E Iris Rezende, no cenário onde aparece seu nome, tem o melhor desempenho em Goiânia.

ESPONTÂNEA

Marconi também aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea, onde os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados ao entrevistado. O governador alcança 18% das intenções de voto, contra 7% de Iris, 3% de Vanderlan, 2% de Júnior Friboi e 1% de Antônio Gomide. Essa variável mostra que, espontaneamente, 61% dos eleitores goianos continuam indecisos faltando nove meses para a eleição.

50% aprovam desempenho do governador

A pesquisa Fortiori também quis saber do eleitor goiano a avaliação que faz do desempenho do governador Marconi Perillo à frente do governo de Goiás e a avaliação da atual administração. O resultado mostra que 50% dos goianos aprovam o desempenho do governador, contra 34% que desaprovam. 15% disseram não aprovar nem desaprovar, ao passo que 1% não respondeu a esse questionamento.

O número representa um avanço na aprovação ao governador nos últimos meses e coincide como resultado divulgado pelo Ibope no mês de dezembro. Segundo o Ibope, 48% aprovam a maneira do governador administrar o Estado.

APROVAÇÃO

Marconi obtém seus melhores índices de aprovação nas regiões Sul (62%), Noroeste (60%), Sudoeste (54%) e Entorno (53%). Entre os eleitores com nível primário, 66% afirmam aprovar o governador e 57% dos eleitores com mais de 50 anos também aprovam.

A avaliação do governo também cresceu se comparada às pesquisas feitas em meados de 2013. De acordo com o Instituto Fortiori, 43% consideram o governo de Marconi Perillo ótimo ou bom, contra 25% que o consideram ruim ou péssimo. Para 31%, o governo é regular. Em julho do ano passado, de acordo com o Ibope, a avaliação do governo era de 21%. A aprovação ao governo, portanto, dobrou nos últimos seis meses.

Números dão fôlego à reeleição do tucano

A recuperação da popularidade do governador Marconi Perillo, aferida em todas as pesquisas divulgadas nos últimos dois meses, aumenta as possibilidades de ele ser candidato à reeleição nas eleições de outubro. O aumento da aprovação ao governo e a melhoria da imagem pessoal do governador já o colocam em primeiro lugar na corrida sucessória em todos os cenários pesquisados. Apesar disso, o governador continua afirmando que só definirá se será ou não candidato à reeleição no mês de junho. Seus aliados mais próximos, no entanto, insistem que a candidatura de Marconi é a mais viável no campo governista.

 

PUBLICIDADE