26/04/2018 22:10

Mané Garrincha: instalação do gramado se aproxima da metade

CATEGORIA: esporte


Após pouco mais de um dia e meio de trabalho, quase metade da grama do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha já está instalada. Técnicos iniciaram o plantio no último sábado e seguem em ritmo acelerado desde então. A previsão é de que o "tapete verde" esteja pronto até a próxima quarta-feira.

A instalação do gramado foi apontada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) como principal razão para o atraso em 27 dias na entrega da obra - que passou de 21 de abril para 18 de maio. De acordo com os responsáveis pela construção do estádio, as fortes chuvas que caíram em Brasília entre março e abril dificultaram a preparação do campo para receber a grama.

Com a redução no volume de chuvas nas últimas semanas, o trabalho de drenagem e preparação do terreno pôde ser concluído e, na última quinta-feira, a grama deixou a fazenda onde foi plantada, em Sergipe, e seguiu para a capital federal. Ao todo, 20 caminhões refrigerados (temperatura de 5ºC) foram utilizados no transporte.
 

Na noite do último sábado, técnicos da empresa Greenleaf, responsável pelos gramados dos seis estádios da Copa das Confederações, iniciaram a instalação das placas de 1,2m x 15m. A espécie de grama utilizada é a Bermuda Celebration (celebração na tradução do inglês), adequada ao clima tropical, mais resistente à variação de temperatura e que cresce mesmo à sombra, produzida pelas coberturas dos estádios, por exemplo. A espécie também conta com certificado de pureza da Universidade da Georgia (EUA) e é resistente a pisoteio.

O primeiro teste no gramado do novo Mané Garrincha será realizado no dia 18 de maio, com a segunda partida da decisão do campeonato brasiliense. No dia 26 de maio, será a vez de Santos e Flamengo jogarem no estádio pela rodada de abertura do Brasileirão.

O Mané Garrincha será o palco da abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, entre Brasil e Japão, além de sete jogos do Mundial de 2014, incluindo uma das partidas da seleção brasileira na primeira fase.

PUBLICIDADE